Atualmente, um dos objetivos que se procuram atingir para melhorar a eficiência dos sistemas de aquecimento, é a utilização de combustíveis ou fontes de energia amigos do Meio Ambiente, como é o caso da Biomassa. Para poder entender melhor o que é a biomassa, as vantagens e tipos existentes, na Brico Depôt preparámos este post para poder tomar a melhor decisão na hora de adquirir este tipo de combustível.
O que é a Biomassa?
Quando nos perguntam o que é a biomassa, a nossa resposta mais básica é que é qualquer matéria de tipo orgânico proveniente de plantas ou animais e que pode ser empregue como fonte de energia. Esta matéria orgânica poderá incluir, desde resíduos de tipo florestal e agrícola, até cultivos efetuados especificamente para a produção de energia. A chave radica na sua capacidade para se regenerar rapidamente, por isso a biomassa é considerada como uma fonte de energia renovável e sustentável.
Para tal, importa referir que a biomassa apresenta uma grande variedade de aplicações, desde a geração de eletricidade e aquecimento, como já foi dito, até à produção de biocombustíveis para veículos. Sem dúvida, uma das formas mais versáteis e sustentáveis de obter energia.
Conheça os diferentes tipos de biomassa
Depois de termos deixado claro o que é a biomassa, vamos abordar os diferentes tipos de materiais orgânicos que podem ser utilizados para gerar calor, eletricidade ou biocombustíveis. Estes materiais, que geralmente são provenientes de plantas e animais, podem ser classificados em vários tipos, com as suas caraterísticas próprias e diferentes aplicações.
Biomassa residual
Começamos pelo tipo de biomassa onde entram os resíduos orgânicos resultantes de diversas atividades, como a agricultura e a indústria madeireira. Alguns destes resíduos são constituídos por palha, cascas de frutas, serradura e restos de poda. Desta forma, estes materiais podem ser aproveitados como combustíveis para caldeiras, estufas ou para a própria produção de gás.
Biomassa cultivada
Passamos para outro dos tipos de biomassa, aquela que se refere a culturas especificamente plantadas e geridas com o propósito de serem utilizadas como biomassa. Alguns dos exemplos que entram neste tipo de biomassa são a cana-de-açúcar, o milho e a madeira de plantações florestais. A biomassa cultivada é empregue também na produção de biocombustíveis, assim como na geração de eletricidade e aquecimento.
Biomassa animal
Aqui, neste tipo de biomassa, estão incluídos todos os materiais orgânicos de origem animal, constituídos pelo esterco do gado. A digestão anaeróbica destes resíduos também pode gerar biogás, uma forma de biomassa empregue na produção de energia.
Biomassa aquática
Neste caso, dentro deste tipo de biomassa entram diferentes plantas aquáticas e algas que podem ser convertidas em biomassa. Algas, nenúfares, entre outros, são alguns dos exemplos mais comuns usados na sua elaboração. Embora seja a menos explorada, a biomassa aquática apresenta um grande potencial na produção de biocombustíveis e geração de energia.
Resíduos sólidos urbanos
Dentro deste tipo de biomassa estão incluídos os resíduos orgânicos gerados nas áreas urbanas, como restos de alimentos e resíduos de jardins. Estes resíduos podem ser utilizados na produção de biogás, assim como no processo de compostagem.
Biomassa florestal
Passamos a outro dos grandes tipos de biomassa, aquele que engloba matéria orgânica proveniente de florestas e selvas. Estes materiais são ramos, folhas e resíduos de madeira. Esta biomassa florestal é utilizada na produção de energia, no fabrico de péletes de madeira e outros fins.
Biomassa de resíduos industriais
Este tipo de biomassa consiste em resíduos orgânicos gerados em processos industriais, como os resíduos da indústria alimentar ou desperdícios de papel. Estes resíduos podem ser aproveitados como combustível para caldeiras ou na produção de biogás.
Biomassa de resíduos de culturas
Por último, outro dos tipos de biomassa que não podia faltar nesta lista é aquele gerado na colheita de culturas. Alguns destes resíduos seriam palha e restos de plantas. A sua utilização pode ser para a elaboração de biomassa ou para produzir biogás.
Tipos de estufas e caldeiras de biomassa disponíveis na Brico Depôt
Na Brico Depôt contamos com equipamentos que podem utilizar a biomassa como combustível de excelente qualidade, tais como:
Estufas de biomassa
As estufas de biomassa, como as que existem no nosso catálogo, são dispositivos que foram concebidos para queimar péletes, aparas de madeira e até lenha. Estas são perfeitas, tanto para aquecer espaços grandes como pequenos. Estes equipamentos destacam-se pela sua eficiência e pelos baixos níveis de emissões, sendo uma opção ecologicamente correta.
Caldeiras de biomassa
No caso das caldeiras de biomassa, trata-se de equipamentos maiores, que foram concebidos para aquecer edifícios inteiros, assim como para proporcionar energia nos processos industriais. Estas caldeiras podem funcionar com péletes, aparas de madeira ou até resíduos de tipo orgânico. A sua versatilidade torna-as perfeitas para uma grande variedade de aplicações.
Conheça as principais vantagens da biomassa
Agora que já esclarecemos o que é a biomassa, assim como os tipos de biomassa, vamos passar a outro ponto fundamental. Vamos abordar as vantagens da biomassa:
Energia renovável
Uma das grandes vantagens da biomassa é que se trata de uma fonte de energia renovável, pois as plantas e outras culturas podem ser praticadas de forma sustentável. Empregar a biomassa pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis que são finitos, como o petróleo.
Redução de resíduos
A utilização da biomassa atual, feita a partir de resíduos agrícolas e florestais, pode ajudar a reduzir a acumulação de resíduos, bem como contribuir para a sua utilização sustentável.
Baixas emissões
Se alguma coisa se destaca da biomassa é que a sua queima liberta dióxido de carbono, mas este é absorvido pelas plantas durante o seu crescimento, criando um ciclo fechado de emissões de carbono. Se compararmos a biomassa com os combustíveis fósseis, esta apresenta menores emissões de dióxido de carbono.
Diversificação de fontes de energia
Ao empregar a biomassa como fonte de energia, estará a ajudar a diversificação da matriz energética, o que reduz a vulnerabilidade às flutuações nos preços dos combustíveis fósseis.
Benéfica para a agricultura
Por último, a biomassa cultivada pode gerar uma série de rendimentos adicionais para os agricultores, bem como ajudar a melhorar a sustentabilidade das práticas agrícolas. Uma grande variedade de benefícios que pode obter ao escolher a biomassa como combustível para aquecer a sua casa.
Obtenha as melhores caldeiras e estufas de biomassa na Brico Depôt
Como viu ao explicar o que é biomassa, bem como as vantagens da biomassa, trata-se de um dos combustíveis mais eficiente que existe nos dias de hoje. Com a sua utilização estará a apostar numa fonte de energia mais amiga do ambiente do que os outros combustíveis fósseis.
No nosso catálogo poderá encontrar uma grande variedade de estufas e caldeiras de biomassa, de excelente qualidade e com um funcionamento mais eficiente. Além disso, se precisar de ajuda para escolher a melhor estufa, pode entrar em contacto connosco e teremos todo o gosto em ajudá-lo.